quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Dicas para Ler a Bíblia


Antes de ler a Bíblia completa em 2014, eu já havia tentado lê-la, pelo menos umas duas vezes, mas não consegui ler nem um dos seus livros. Posteriormente, cheguei a ler os evangelhos sinóticos, mas parei por ai.
No final de 2013, depois de uma crise pessoal muito profunda, Deus me inspirou a fazer uma leitura da Bíblia em um ano, através de um plano anual orientado, para iniciar em 1/1/2014 e concluir em 31/12/2014.
Iniciei essa leitura despretensiosamente no dia 1/1/2014, mas, como é minha característica, comecei a pesquisar como ler a Bíblia para entendê-la e aplicar seus ensinamentos na minha vida prática. 
No início não foi muito fácil, mas, pela Graça de Deus, a cada leitura eu ficava mais entusiasmado e o Espírito Santo me proporcionava um entendimento cada vez mais profundo sobre aquilo que eu lia.
Claro que imprimi alguma técnica para que essa leitura se tornasse proveitosa e prazerosa. É essa experiência que quero proporcionar aos iniciantes da leitura desse maravilhoso livro.
A própria Bíblia nos mostra o que é preciso para entendê-la. Seja qual for a sua formação, a mensagem de Deus na Bíblia 'não é difícil demais para você, nem está longe' - Dt 30:11.
Veja a seguir as 10 dicas para você ler e entender a Bíblia:
1.      Tenha uma atitude adequada para a leitura da Bíblia
Aceite a Bíblia como a Palavra de Deus (1Tes 2:13). Seja humilde, pois Deus se opõe aos orgulhosos (Tg 4:6). Apesar disso, evite a fé cega. Deus quer que vocês ‘não vos transformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente’ usando sua “faculdade de raciocínio” (Rm 12:1-2)
2.      Prepare-se para aceitar e aplicar a Palavra de Deus
Esta orientação está entre as mais importantes de todas. É absolutamente comum e correto pensar que o estudo da Palavra pode nos ajudar a melhorar nosso caráter e comportamento. Eu posso confirmar e dar testemunho disso. Mas Tiago ainda nos revela, no seu livro do Novo Testamento (Tg 1:21-22), que nós devemos chegar às escrituras, com nosso coração disposto a aprender, despojando-nos ‘de toda impureza e acúmulo de maldade’ se não, estaremos nos enganando a nós mesmos.
3.      Ore sempre antes de iniciar o estudo da Bíblia
A Bíblia nos revela que você não deve se apoiar ‘na sua própria inteligência’ (Pv 3:5). Dessa forma, ‘persista em pedir’ a Deus sabedoria para entender a Bíblia (Tg 1:5).  
4.      Encontre um local adequado para fazer sua leitura
Procure um local arejado para fazer sua leitura e, de preferência, que lhe permita ler a Bíblia com calma e sem interferência externa.
5.      Seja regular e faça anotações sobre sua leitura
Você certamente tirará maior proveito da sua leitura Bíblica, se fizer isso com regularidade, diariamente, e não de vez em quanto ‘porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido’ (Js 1:8).
A cada leitura faça anotações sobre a leitura e os efeitos que lhe proporcionaram a leitura, tais como:
·         Leitura do dia;
·         Meditação da Palavra;
·         Minha oração;
·         Aplicação prática para a minha vida;
6.      Desenvolva o hábito da Leitura
Inicialmente escolha uma abordagem à leitura. Pode ser a abordagem de ler na sequência, ou seja, de Gênesis ao Apocalipse. Você pode escolher a abordagem de ler uma parte do Novo Testamento e outra do Velho Testamento. Você pode escolher a abordagem que estamos lhe propondo, através de um plano de leitura anual, com três leituras diárias e, na medida do possível, com temas sincronizados entre elas.
Muitas pessoas passam a vida toda sem ler a palavra de Deus do início ao fim, porque olham para a Bíblia como se fosse um livro tão grande e tão difícil de ler. Entretanto, se lançam a ler coleções de livros, que não lhes trarão qualquer efeito prático para suas vidas.
Um investimento de 15 a 20 minutos por dia é suficiente para se ler a Bíblia toda em um ano. Na minha experiência pessoal, eu levava de 45 a 60 minutos para ler e refletir sobre as três leituras diárias.
Não é um livro tão grande, nem tão difícil!
7.      Tenha uma visão panorâmica da Bíblia antes de iniciar sua leitura
A Bíblia possui 66 livros e duas divisões principais:
a.    O Antigo Testamento
Boa parte do conteúdo da Bíblia, composto de 33 livros escritos antes do nascimento de Jesus Cristo, e;
b.   O Novo Testamento
São 27 livros escritos após a primeira vinda de Jesus Cristo.
            O Antigo Testamento
O antigo Testamento está subdividido em quatro partes principais:
a.    Os Livros da Lei (Gênesis – Deuteronômio)
Esses livros falam sobre as origens do povo Judeu e as Leis civis (Êx 21-22), cerimoniais (Lv 1-4) e de saúde (Lv 11), que Deus deu para esse povo, bem como a Lei Moral para todos nós e para a eternidade (Êx 20:3-17).
b.   Livros de História (Josué – Ester)
Esses Livros registram fatos importantes sobre os Israelitas entre, aproximadamente, 1.400 A. C. e 400 A. C..
c.    Livros de Sabedoria (Jó – Cânticos dos Cânticos)
Esses são livros que ensinam coisas importantes para a minha e a sua vida, usando vários métodos didáticos de sabedoria, poesia, maneiras de passar fatos e importantes ensinamentos para os leitores.
d.   Livros de Profecias (Isaias – Malaquias)
Esses são livros que revelam mensagens especiais que Deus deu aos homens ao longo de aproximadamente 500 anos.
            O Novo Testamento
O novo Testamento está subdividido em três partes principais:
a.    Relatos do Evangelho (Mateus - João)
Os evangelhos relatam a Boa Nova da vinda de Jesus Cristo.
Mateus, Marcos, Lucas e João descrevem o nascimento, o ministério, a paixão morte e ressurreição de Jesus Cristo.
b.   Um Livro de História (Atos dos Apóstolos)
Esse livro começa onde os evangelhos terminam e continua com mais trinta anos de história da igreja primitiva e do trabalho de alguns dos apóstolos.


c.    Cartas aos Cristãos (Romanos – Apocalipse)
Essas cartas correspondem aos escritos feitos aos cristãos do primeiro século. Algumas delas a indivíduos, mas a maioria enviadas às igrejas em várias regiões, instruindo essas igrejas e dando ajuda ao crescimento espiritual delas, nas primeiras décadas da vida da igreja primitiva.
Precisamos conhecer a Bíblia para saber interpretá-la (Mt 22:29) e, conhecendo-a, ‘conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’ (Jo 8:32) e, vos transformará, como a mim transformou.
Como disse Paulo a Timóteo por volta de 66 D. C. (2Tm 3:16-17):
Toda escritura é:
·         Inspiração de Deus;
·         Ensino;
·         Repreensão;
·         Correção;
·         Instrução na Justiça.
Para que o homem seja:
1.      Apto; e
2.      Preparado
Para toda boa obra.
8.      Faça estudos paralelos sobre os temas importantes da Bíblia
Descubra os assuntos mais importantes da bíblia e faça estudos paralelos e mais profundos sobre eles. Podemos lhe ajudar elencando alguns desses temas importantes, que começa pela própria Bíblia, passando pelo estudo da criação, da origem do mal, do plano da salvação, da fé, arrependimento e a confissão, dos sinais da volta de Cristo, da volta de Cristo, do milênio, da verdade sobre a morte, da nova terra, da salvação pela Graça, do santuário de Deus, do Juízo, das Leis da Bíblia, da Lei Moral, do mandamento esquecido, do sábado para o domingo, dos princípios de saúde, do dom de profecia, do dízimo, da oferta como um ato de adoração, de como identificar a igreja verdadeira, do porque devo ser batizado, dos princípios da vida cristã, da educação cristã, da vida no Espírito e de um ministério para todos.
São 27 temas que poderão ser estudados separadamente para seu crescimento espiritual.
9.      Aprenda como estudar por assunto
Esse tipo de estudo, em que você analisa o que a Bíblia diz sobre certo assunto, é um método muito bom para aprender o que as escrituras ensinam. Comece com ‘os ensinos elementares’, por assim dizer, e passe para os ensinos ‘da maturidade’, ou seja, mais avançado (Hb 6:1-2). Por comparar textos bíblicos você perceberá que várias partes da Bíblia explicam umas às outras, mesmo as que são ‘difíceis de entender’ (2Pe 3:16)
10.  Não hesite, peça ajuda se precisar
A Bíblia nos incentiva a aceitar a ajuda de outros que a entendem (At 8:30-31). Nosso Grupo EBAD possui um grupo específico para ajudá-lo a entender os 27 temas importantes da Bíblia, acima referidos, através de um processo “on line” de estudos bíblicos.

Assim como o Apóstolo Paulo ensinou aos novos cristãos, em Tessalônica e ‘discutiu com eles as escrituras’ (At 17:1-2), nossos estudos são todos baseados exclusivamente na Palavra de Deus, para ajudá-los a entender o que a Bíblia realmente ensina.

Por: Paulo Sávio Lopes da Gama Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário